40º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

HABILIDADES AUDITIVAS E CONSISTÊNCIA NO USO DOS APARELHOS DE AMPLIFICAÇÃO SONORA EM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA
Menuchi, T ; MENDES, B. C. A ; Ficker, L. B ; MARTINEZ, M. A. N. S ; NOVAES, B. C. A. C ;

Introdução: O diagnóstico audiológico precoce e a intervenção imediata com aparelhos de amplificação sonora individual (AASI) são fundamentais nos primeiros anos de vida de uma criança com deficiência auditiva. Esses fatores são primordiais para o desenvolvimento adequado das habilidades auditivas e da linguagem oral, desde que a criança use o dispositivo todo o tempo em que estiver acordada, tendo assim, maior exposição a sons do ambiente e de fala. Estudos apontam que somente a quantidade de horas de uso dos dispositivos não garante que a criança desenvolva a linguagem oral; deve-se considerar também a audibilidade aos sons de fala quando está com e sem o AASI. Durante o processo terapêutico, a participação da família é essencial, já que são eles que convivem diretamente com a criança e são eles que garantem o uso dos AASI. Objetivo: Analisar as habilidades auditivas, considerando as características audiológicas e a consistência de uso do aparelho de amplificação sonora em crianças com deficiência auditiva de 3 a 5 anos. Método: Participaram do estudo 10 crianças com deficiência auditiva de grau moderado a severo e suas famílias, que estão em processo terapêutico fonoaudiológico em um centro especializado em reabilitação auditiva. O questionário Parent 's Evaluation of Aural/oral performance of Children - PEACH traduzido foi utilizado para analisar as habilidades auditivas com base nas observações feitas pelos pais. A partir do registro do número de horas de uso do AASI, foi calculada a Dosagem Auditiva, que considera o nível de audibilidade que a criança tem com e sem AASI no dia de 24 horas. A pesquisa foi aprovada pelo comitê de Ética da Universidade sob o número 5.589.444. Resultados: O número de horas de uso do AASI variou de 2 a 13 horas de uso diário, sendo que o SII 65 dB com AASI varia de 0,46 a 0,84, em crianças com perda auditiva de grau moderado a severo. Quando consideramos a dosagem auditiva, variou de 4 a 9,02 horas de audibilidade. Em relação à análise dos resultados do PEACH, apenas 1 criança está com pontuação de acordo com o desenvolvimento normal de habilidades auditivas; duas outras crianças estão com o desenvolvimento apenas – 1 DP da normalidade. Conclusão: A relação entre a audibilidade e o desenvolvimento das habilidades auditivas é diretamente proporcional à medida da dosagem auditiva, o que não representa o maior número de horas de uso do AASI. É importante considerar aspectos do uso do aparelho, grau de perda e características do desenvolvimento de habilidades auditivas para o trabalho terapêutico com as famílias de crianças com deficiência auditiva.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.1670
ISSN 1983-1793X
https://eia.audiologiabrasil.org.br/anais-trabalhos-consulta/1670


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