40º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

A DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÕES EM SAÚDE AUDITIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
Nader, M.J.M ; Matos, H.G.C ; Garrido, S.T ; Cardoso, M.J.F ; Alvarenga, K.F ; Jacob, L.C.B ;

Introdução: A saúde auditiva refere-se à prevenção, identificação e manejo de condições relacionadas à audição, visando preservar a função auditiva e promover a comunicação efetiva e melhorar a qualidade de vida. A comunicação eficaz em saúde auditiva é fundamental para fortalecer a promoção dessa áreat. As mídias sociais podem favorecer ambientes digitais colaborativos, voltados ao compartilhamento e à disseminação de informações sobre saúde auditiva. O Instagram e a Wikipédia são exemplos de plataformas digitais amplamente acessadas. O Instagram é uma plataforma comercial de compartilhamento de conteúdo pessoal, serviços e entretenimento. A Wikipédia é uma enciclopédia digital colaborativa e sem fins lucrativos mantida por voluntários. Objetivo: Avaliar comparativamente a divulgação de informações em saúde auditiva no Instagram e na Wikipédia. Metodologia: Trata-se de um estudo de intervenção aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, parecer n.º 6.822.885. Foram elaborados 18 conteúdos sobre saúde auditiva para difusão no Instagram. Os temas foram definidos a partir de um levantamento das principais temáticas abordadas em campanhas de saúde auditiva. Para isso, foi criada e monitorada uma conta no Instagram durante um período de 10 meses. Os conteúdos foram publicados em diferentes formatos: enquetes e perguntas nos stories (publicações temporárias), publicações de fotos e vídeos no feed, e Reels (vídeos curtos). Posteriormente, os conteúdos foram adaptados como verbetes para a Wikipédia, com um total de quatro novos e sete verbetes editados. Foi realizada a coleta de dados quantitativos referentes ao acesso e interação com os conteúdos, incluindo curtidas, visualizações, comentários, métricas de usuários alcançados e compartilhamentos. Para as edições e visualizações dos verbetes, utilizou-se o Programs & Events Dashboard. Todos os conteúdos foram revisados pela equipe de pesquisa. Os dados coletados foram tabulados e analisados de forma descritiva. Resultados: A conta no Instagram contabilizou 192 novos seguidores ao longo do estudo. Os Reels destacaram-se pelo desempenho superior, alcançando até 2.846 visualizações (temática de zumbido), indicando que esta modalidade de compartilhamento é uma estratégia eficaz para amplificar o alcance e impacto do conteúdo. Em comparação, os posts no feed apresentaram menor alcance, com um máximo de 321 contas acessando o conteúdo. Na etapa de edição e criação de verbetes na Wikipédia, observou-se uma variação de bytes adicionados aos conteúdos, que variou de 803 (verbete “perda auditiva induzida por ruído”) a 9.299 bytes (verbete de “perdas auditivas mínimas”), sendo que alguns dos verbetes editados foram criados do zero. Conclusões: O uso de ferramentas digitais como o Instagram e a Wikipédia podem ser estratégico para a disseminação de informações em saúde auditiva, explorando os diferenciais de cada plataforma, com potencialidade em alcançar diferentes públicos , dinâmica e acessível, ampliando os conhecimentos sobre essa temática.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.1672
ISSN 1983-1793X
https://eia.audiologiabrasil.org.br/anais-trabalhos-consulta/1672


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