IMPLANTAÇÃO DA EXTENSÃO DIAGNÓSTICO AUDITIVO EM BEBÊS E CRIANÇAS COM ACOMPANHAMENTO ONLINE - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Cordeiro, A. Q. B. ;
Pereira, A. M. S. ;
Madruga, J. M. C. ;
Freitas, E. V. L. ;
Araújo, L. S. ;
Nascimento, L. S. T. ;
Almeida, M. C. O. ;
Cavalcanti, H. G. ;
INTRODUÇÃO: A Extensão Diagnóstico Auditivo em Bebês e Crianças com Acompanhamento Online é um projeto realizado em uma Universidade Federal, e envolve a participação de discentes, docentes e doutorandos do curso de Fonoaudiologia da instituição. São atendidos bebês e crianças com encaminhamentos que possuem Indicadores de Risco para Deficiência Auditiva (IRDA) ou que falharam no teste da orelhinha. Os exames audiológicos em bebês são extremamente necessários, pois podem diagnosticar perdas auditivas precocemente e, assim, iniciar o tratamento adequado. Os exames realizados para esse diagnóstico são as Emissões Otoacústicas (EOA), o Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE), a Timpanometria e a Audiometria com Reforço Visual (VRA), que são utilizados para avaliar a integridade das vias auditivas, do tronco encefálico e a mobilidade do tímpano. Além dos exames realizados, os pacientes são acompanhados online, por meio de um protocolo, que em breve será validado, a fim de garantir o desenvolvimento desses indivíduos. Este projeto é de grande importância devido à alta demanda de pessoas que necessitam desses exames e têm a oportunidade de realizá-los de forma gratuita. OBJETIVO: Destacar a implantação do acompanhamento online para bebês e crianças com diagnóstico audiológico. METODOLOGIA: A metodologia adotada é de caráter colaborativo. Os atendimentos são realizados semanalmente, no período da tarde, na clínica escola da Universidade. Inicialmente, entra-se em contato com os responsáveis para confirmar a presença e orientar sobre os procedimentos a serem seguidos antes e durante o atendimento. Na chegada ao local, realiza-se a anamnese, a otoscopia e a colocação dos eletrodos. A mãe amamenta até que o bebê adormeça, sendo o sono natural o método empregado para a realização dos exames. Em seguida, são realizados o PEATE-FE para determinar o limiar eletrofisiológico, a EOA que avalia a integridade do sistema coclear, a timpanometria para verificar a orelha média e a VRA, quando possível. Após a obtenção dos resultados, os encaminhamentos são feitos conforme o diagnóstico auditivo. Posteriormente, os pacientes são acompanhados mensalmente de forma remota, com o objetivo de assegurar que a família buscou o tratamento adequado, além de esclarecer dúvidas e monitorar o desenvolvimento auditivo, da linguagem e geral. RESULTADOS E CONCLUSÕES: O projeto de extensão destaca-se como uma prática essencial para garantir a detecção de alterações auditivas, possibilitando intervenções adequadas e essencialmente precoces. É importante reforçar a relevância de ações que ampliem o acesso ao diagnóstico especializado, beneficiando diretamente o desenvolvimento comunicativo, social e cognitivo das crianças. A iniciativa evidencia a importância de programas que promovam a conscientização das famílias, contribuindo para a qualidade de vida dos pacientes, além de fortalecer a formação dos graduandos em fonoaudiologia. Como conclusão, este relato de experiência aponta como o acompanhamento online pode complementar o processo, oferecendo suporte e otimizando a continuidade do cuidado. A integração de estratégias presenciais e remotas amplia o acesso, reforça a importância de iniciativas, e principalmente, a urgência de investir em ações que unam tecnologia, empatia e ciência, garantindo que nenhuma criança seja privada do direito de ouvir, se expressar e se desenvolver plenamente.
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