RELATO DE EXPERIÊNCIA: UTILIZANDO A LITERATURA DE CORDEL PARA A INCLUSÃO E CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS SURDAS
Cordeiro, A. Q. B. ;
Araújo, L. S. ;
Barbosa, M. V. S. ;
Medeiros, L. M. ;
Silva, S. A. ;
Lima, D. O. ;
Rosa, M. R. D. ;
INTRODUÇÃO: No dia 26 de setembro, celebra-se no Brasil o Dia Nacional dos Surdos, uma data destinada a promover a conscientização e a inclusão das pessoas surdas na sociedade. Este dia serve não só para refletir sobre os desafios enfrentados pela comunidade surda, mas também para celebrar suas conquistas. Nesse contexto, a literatura de cordel, originária da tradição oral nordestina, desponta como uma ferramenta educativa inclusiva e poderosa, especialmente na promoção da saúde. Com sua linguagem acessível e envolvente, o cordel tem o potencial de disseminar informações essenciais sobre a surdez, abordando temas como diagnóstico precoce, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e os direitos das pessoas surdas. Além de educar, o cordel contribui para a inclusão social e a igualdade, criando um espaço onde a comunidade surda se sente valorizada e representada. OBJETIVOS: O principal objetivo deste projeto foi promover a conscientização sobre a inclusão e os direitos das pessoas surdas por meio da literatura de cordel, utilizando uma abordagem culturalmente relevante e acessível para a comunidade em geral. 1) Elaborar um cordel seguindo a estrutura básica do gênero textual, com o tema do Dia Nacional dos Surdos. 2) Publicar o cordel em formato digital no Instagram, utilizando recursos visuais relevantes para alcançar um público maior e diversificado. METODOLOGIA:A metodologia adotada foi descritiva e documental, precedida por uma busca sistemática de cordéis com o objetivo de promoção à saúde. O cordel foi desenvolvido por discentes de uma universidade federal, com a comunidade em geral como público-alvo. O processo de criação do cordel foi colaborativo, envolvendo reuniões e discussões em grupo para abordar aspectos fundamentais relacionados à inclusão e aos direitos das pessoas surdas. Temas como a importância do diagnóstico precoce, a linguagem de sinais (LIBRAS) e a luta pelos direitos da comunidade surda foram destacados. Também foi enfatizada a importância da educação inclusiva e da igualdade de oportunidades no mercado de trabalho. O material foi compartilhado nas redes sociais em formato de vídeo, ampliando seu alcance e impacto. A divulgação foi realizada através do Instagram, com a participação ativa dos alunos envolvidos na elaboração do cordel. RESULTADOS E CONCLUSÕES: Após a conclusão do cordel, foram implementadas ações de divulgação, resultando em um impacto significativo nas redes sociais. O cordel foi reproduzido 2.945 vezes, recebeu 80 curtidas e 38 comentários. O conteúdo do cordel foi considerado informativo e capaz de gerar uma conscientização favorável sobre a inserção de medidas inclusivas. A receptividade positiva proporcionou uma valiosa experiência de aprendizado para os alunos envolvidos e destacou a importância de estratégias educativas inclusivas e envolventes na promoção da conscientização e inclusão social. O uso da literatura de cordel demonstrou ser uma estratégia eficaz para promover a conscientização sobre a inclusão e os direitos das pessoas surdas. A receptividade do público validou a eficácia do cordel como um meio poderoso de disseminar informações. A abordagem culturalmente relevante e acessível do cordel contribuiu para a inclusão social e reforçou a importância de estratégias educativas envolvidas na promoção da conscientização e inclusão social.
DADOS DE PUBLICAÇÃO