SAÚDE AUDITIVA: COR & AUDIÇÃO
Macedo, G.S. ;
Andrade, NJ ;
Novaes, B.C.A.C ;
Mendes, B.C.A. ;
Desde o primeiros sorrisos, balbucios e curiosidades as crianças começam a se comunicar e a explorar o mundo. A audição é uma peça fundamental deste processo, permitindo que elas entendam, aprendam palavras e estabeleçam conexões com as pessoas a sua volta, porém algumas crianças enfrentam um desafio silêncioso: a perda auditiva.
Esta campanha teve como objetivo conscientizar crianças e suas famílias sobre os cuidados com a saúde auditiva. Na semana do dia 10 de novembro de 2024 - Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez, crianças de um serviço de saúde auditiva no município de São Paulo, de ambos os sexos, ouvintes e surdas, com faixa etária de 3 a 12 anos, realizaram a confecção de chaveiros em biscuit no formato de orelha e coloriram com tintas e/ou canetinhas. Enquanto a atividade acontecia, todos recebiam dicas de cuidados com a audição. A campanha aconteceu em clínica e em escola de surdos, com crianças, profissionais e acompanhantes. Cada um pôde dar cor a sua audição de forma peculiar, artesanal, lúdico e simbólico.
Cada criança é única e merece ser ouvida - seja com a audição preservada ou com recursos que facilitam sua comunicação. A surdez não deve limitar os sonhos e juntos podemos apoiar e incluir cada criança em seu próprio ritmo.
A campanha teve o alcance de aproximadamente 150 crianças, além dos profissionais e pais. O sucesso da Campanha reflete o potencial de projetos simples, porém bem estruturados em transformar hábitos. Estamos unidos para que nenhuma criança fique em silêncio. Vamos dar cor à infância e garantir que todos possam crescer ouvindo, aprendendo e se comunicando com o mundo ao seu redor.
DADOS DE PUBLICAÇÃO