INTEGRALIDADE ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE GRADUANDOS EM FONOAUDIOLOGIA
Oliveira, M. C. V. N. ;
Souza, L. E. G. ;
Machado, A. J. L. D. ;
Vital, B. S. B. ;
Ferreira, J. V. M. ;
Balen, S. A. ;
Araújo, A. D. S. N. ;
Introdução: Experiências acadêmicas fora dos muros da universidade são de extrema importância para o enriquecimento do ensino em pesquisa e extensão. Possibilitando o desenvolvimento de habilidades ao colocar em prática o conhecimento teórico, assim como a análise de dados e propostas de intervenções eficazes para a saúde auditiva dos escolares. Objetivo: Relatar a experiência de graduandas de Fonoaudiologia em ações extensionistas e de pesquisa na área de triagem auditiva em escolares. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (parecer nº 6.275.455) do tipo relato de experiência de ação extensionista realizado com escolares do ensino fundamental. Foi realizada reunião de apresentação e orientações sobre o projeto via google meet, em articulação com os pesquisadores, direção/coordenação pedagógica, professores e pais/responsáveis dos escolares do 1º e 2º ano do ensino fundamental de uma escola pública em uma cidade do Nordeste. Os pais/responsáveis foram orientados a preencher um formulário online pelo google forms com os dados das crianças e Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), dessa forma os extensionistas puderam gerenciar quais os escolares que estavam aptos para seguimento. As ações foram propostas a serem realizadas no contra turno ao horário regular de aula dos alunos, nos turnos da manhã e tarde. Todas as crianças realizaram procedimentos de triagem auditiva incluindo screening audiométrico, LRF, timpanometria, emissões otoacústicas evocadas por estímulo transiente e por produto de distorção. Os extensionistas tiveram a oportunidade de experienciar a observação e realização destes procedimentos junto a alunos de Pós-Graduação. Resultados: As experiências vivenciadas durante o processo de coleta permitiram aos extensionistas uma visão ampliada dos desafios presentes na condução e gerenciamento de um projeto e sua coleta. Um dos desafios enfrentados foi o baixo engajamento dos pais/responsáveis durante a reunião inicial do projeto. Como estratégia entre escola e pesquisadores, foi enviado um vídeo explicativo e link de acesso ao google forms. Entre as intercorrências deu-se a dificuldade de agendamentos para a triagem no contraturno das aulas, apenas três crianças foram agendadas e duas compareceram, houve então a mudança para o turno da criança na escola, com a retirada em sala autorizada pelo responsável para realizar a triagem. A mudança, entretanto, enfrentou resistência por parte de alguns professores que não concordaram em liberar os alunos durante as atividades escolares, justificando que estariam perdendo processos de aprendizagem importantes neste espaço de tempo. Havendo então a impossibilidade da realização da triagem de algumas crianças por esta razão. Conclusão: A escola é um espaço importante na promoção da saúde auditiva. Desse modo, professores e equipe multidisciplinar da escola devem receber orientações sobre os impactos que uma perda auditiva pode causar, comprometendo o processo de aprendizagem da criança. Essas situações que ocorrem durante a pesquisa podem ser interpretadas como uma oportunidade para aperfeiçoar a capacidade de adaptação e resolução de problemas. Portanto, as experiências vivenciadas na triagem auditiva em escolares traz consigo uma grande carga de conhecimento para os estudantes, incentivando o profissionalismo e a boa articulação com profissionais de outras áreas.
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