40º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DA FALA DE CRIANÇAS COM PERDA AUDITIVA
Silva, N.C.M ; Goulart, M.L.M ; Pinheiro, M.M.C ;

Introdução: A perda auditiva na infância afeta significativamente o desenvolvimento auditivo, a aquisição da linguagem e o desempenho acadêmico e social das crianças. A detecção precoce e a reabilitação com dispositivos como o Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) e o Implante Coclear (IC) são essenciais para promover o desenvolvimento cognitivo e linguístico. No entanto, a avaliação da percepção de fala, especialmente em ambientes ruidosos, continua a ser um desafio. O Teste de Reconhecimento Auditivo de Sentenças em Português - Infantil (RASP-infantil) surge como uma contribuição importante para suprir a carência de materiais de avaliação auditiva contextualizados na língua portuguesa e culturalmente adaptados para a população infantil brasileira. Objetivo: Avaliar a percepção da fala de crianças com perda auditiva. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva e observacional, com aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEPSH), sob o nº 5.637.71. O estudo foi conduzido em três etapas. Primeiramente, selecionou-se uma locutora, gravou-se o teste e integrou-se a um software. Na segunda etapa, foram recrutadas as crianças com perda auditiva de grau severo a profundo.. E na última etapa, o teste de Reconhecimento Auditivo de Sentenças em Português (RASP) infantil foi aplicado a dois grupos: o grupo estudo (GE) que foi constituído por seis crianças com perda auditiva de grau severo a profundo usuárias de Implante Coclear, com idades entre seis e doze anos, e seis crianças normo-ouvintes com idades correspondentes constituíram o grupo controle (GC). Os grupos foram avaliados quanto ao desempenho de Reconhecimento de Sentenças no Silêncio, o limiar da relação sinal-ruído (S/R) e a porcentagem de reconhecimento de fala em ruído fixo (+10 dB para o GE e 0 dB para o GC). Também foram analisados os erros mais frequentes cometidos nas listas do teste, como omissões de numerais e nomes próprios. Resultado: A locutora escolhida demonstrou alta inteligibilidade e clareza na fala, com mínima interferência do sotaque. As sentenças gravadas foram incorporadas ao software perSONA para a aplicação do teste, passando por edições e melhorias. Os resultados mostraram que o reconhecimento de fala foi superior no GC, tanto em condições de silêncio quanto em ambientes ruidosos, em comparação ao GE. Em média, o GE obteve um desempenho no silêncio de 80%, enquanto o GC alcançou 98%. Para a relação sinal-ruído, o GE apresentou uma média de +6 dB, em comparação a -1,5 dB do GC. Já na condição de ruído fixo, o GE alcançou aproximadamente 70%, enquanto o GC obteve 95% . Os erros mais frequentes no GE incluíram omissões de numerais e nomes próprios. Os erros mais frequentes nas respostas do GE foram omissões de numerais e nomes. Conclusão: Os resultados obtidos estão alinhados com a literatura existente, evidenciando que crianças com perda auditiva enfrentam maiores dificuldades para reconhecer a fala em ambientes ruidosos. O teste RASP infantil revelou-se uma ferramenta eficaz para fonoaudiólogos, sendo útil tanto para a prática clínica quanto para pesquisas na área de percepção da fala.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.1683
ISSN 1983-1793X
https://eia.audiologiabrasil.org.br/anais-trabalhos-consulta/1683


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