ANÁLISE COMPARATIVA DE VOCABULÁRIO DE ESCOLARES OUVINTES E COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Macedo, G.S ;
Novaes, B.C.A.C. ;
Mendes, B.C.A. ;
Introdução: A perda auditiva, mesmo que leve, limita o acesso à informação auditiva necessária para desenvolver a fala e a linguagem, além das habilidades sociais e acadêmicas subsequentes da criança. A linguagem possui um papel fundamental nas interações sociais, na aprendizagem e no desenvolvimento, é através dela que o ser humano demonstra o conhecimento que adquiriu após organizar a percepção, recepção e estruturação das informações. O vocabulário está diretamente relacionado ao desenvolvimento da linguagem oral e é um dos indicadores do nível de linguagem da criança. Além disso, apresenta forte relação com o desempenho acadêmico, pois crianças que desenvolvem um vasto vocabulário na pré-escola tendem a ter melhores resultados de linguagem, leitura e habilidades cognitivas.Objetivo: analisar os diferentes níveis de vocabulário entre crianças ouvintes e crianças com deficiência auditiva inseridas em escola regular. Método: esta pesquisa foi aprovada pelo
Comitê de Ética nº5.441.206. Foram analisadas 33 crianças com deficiência auditiva (que compõe o grupo teste) de ambos os sexos com idade entre 7 e 12 anos, matriculadas em escola regular do 1º ao 5º ano do ensino fundamental I, o grupo controle foi composto por 33 crianças ouvintes. Foi utilizado o teste Peabody-PPVT4 para avaliar o vocabulário receptivo – consiste em apresentar 4 imagens, na qual o sujeito deve selecionar a imagem que melhor corresponde ao significado da palavra dita. Cada grupo de palavras apresenta um determinado grau de dificuldade e é possível comparar a idade cronológica do sujeito com a idade equivalente de acordo com seu desempenho no teste. Os resultados foram correlacionados as características audiológicas dos sujeitos, como tipo e grau de perda auditiva nível de inteligibilidade de fala (SII) e uso de horas do AASI. Resultados: Todos os sujeitos do GT possuem perda auditiva neurossensorial bilateral com prevalência de grau moderado (60%). O valor médio do SII 65 na melhor orelha foi de 59,4 (máximo 82, mínimo 33), já o do SII 55 foi de 45 (máximo 77, mínimo 23). O desempenho dos sujeitos na habilidade de vocabulário receptivo -- a pontuação média obtida de escore padrão dos sujeitos do GT foi de 56 pontos (mínimo 20 e máximo 117 pontos), que equivale a -3DP e do GC de 109 pontos (mínimo 70 e máximo 144 pontos), com média para +1 DP. Conclusão: os perfis individuais das idades cronológica e equivalente em cada grupo demonstram que, no GC, os sujeitos tendem a ter idade equivalente maior que a cronológica, ocorrendo o oposto no GT.
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