PROPOSTA DE TELEATENDIMENTO PARA ACOMPANHAMENTO DE CANDIDATOS E USUÁRIOS DE IMPLANTES COCLEARES
Samuel Sierra, PA ;
Hoshino ACH ;
Goffi-Gomez, MVS ;
Tsuji, RK ;
Bento, RF ;
Introdução: A telessaúde possibilita o atendimento à distância de pacientes em diversas áreas. No implante coclear, durante o processo de avaliação, os pacientes candidatos ao implante coclear e seus familiares poderiam receber orientações a respeito do prognóstico e expectativas à distância. Usuários de implante coclear que são experientes e estão estáveis, sem variação em seu desempenho nos acompanhamentos anuais, poderiam manter o retorno presencial a cada dois anos, ou mediante necessidade. Objetivo: Avaliar a viabilidade do teleatendimento para acompanhamento de candidatos e usuários de implante coclear. Metodologia: Estudo aprovado pelo comitê de ética da instituição, sob parecer número 51702. Candidatos e usuários de implante coclear foram convidados a realizar um atendimento online, via plataforma específica da instituição em que são acompanhados. Os candidatos e seus familiares foram convidados para devolutiva da avaliação e discussão de expectativas, após a realização da avaliação auditiva presencialmente, enquanto a proposta para os usuários de implante coclear foi a verificação de queixas e do funcionamento do dispositivo, além de orientações. No caso de queixas, necessidade de repetição de testes e ajustes na programação, os pacientes foram agendados presencialmente na instituição. Resultados: No período de outubro de 2022 a outubro de 2024, 124 pacientes realizaram o teleatendimento, sendo 72 implantados (59 adultos e 13 crianças) e 44 candidatos (26 crianças e 18 adultos). Dentre os usuários de IC, 32 (45%) apresentaram alguma queixa em relação ao seu desempenho e processador de fala; destes, 25 retornaram presencialmente à instituição, enquanto os demais tiveram seus retornos presenciais agendados somente no ano seguinte. Já os candidatos não necessitaram retornar presencialmente e foram orientados a aguardar a convocação para cirurgia. Devido à demanda de pacientes que aguardam cirurgia, considera-se a proposta de manter o acompanhamento trimestral dos pacientes que ainda não foram operados, para revisão do caso e avaliação de suas necessidades. O número de adultos usuários de IC foi superior ao de crianças devido à maior possibilidade de estabilidade em seu desempenho. Já para os candidatos, os pacientes adultos precisavam ter boa leitura orofacial ou resíduo auditivo para melhor acompanhamento da videochamada, enquanto o atendimento das crianças foi realizado com seus pais e responsáveis. Conclusão: A proposta do teleatendimento é viável para os pacientes que tiverem condições de acompanhar a chamada de vídeo e pode ser uma alternativa ao atendimento presencial de pacientes implantados com desempenho estável e candidatos que necessitem de orientações.
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