40º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UMA SOLUÇÃO TECNOLÓGICA PARA AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES EM AUDIOLOGIA
Araújo, Deuzimar P. ; Araújo, E.S ;

Introdução: A avaliação é um elemento fundamental do processo de ensino e aprendizagem, pois permite identificar os pontos do conteúdo abordado que foram bem assimilados e aqueles que demandam aprimoramento. A adaptação para o ensino remoto trouxe à tona novos desafios no processo avaliativo, evidenciando dificuldades significativas, mesmo com a incorporação de tecnologias emergentes voltadas para apoiar a educação. Esses desafios ressaltam a importância de desenvolver estratégias inovadoras e eficazes para garantir a qualidade da avaliação em diferentes modalidades de ensino. Objetivo: Desenvolver uma solução tecnológica para avaliação do conteúdo de audiometria tonal e logoaudiometria e analisar sua aplicabilidade no processo de aprendizagem de estudantes de graduação. Metodologia: Trata-se de um estudo metodológico com aplicação em estudo piloto, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, parecer No 4.704.133. No simulador audiométrico, previamente desenvolvido, incorporou-se um algoritmo que permite escolher pacientes virtuais disponíveis ou utilizar as novas opções: “Criar paciente” e “Acessar paciente externo”. A opção “Criar paciente”, exclusiva para professores, conecta-se ao aplicativo “Gerapac”, que possibilita gerar arquivos de pacientes virtuais com os resultados da audiometria tonal e da logoaudiometria sem necessidade de codificação. Já a opção “Acessar paciente externo” permite carregar arquivos gerados no “Gerapac”. Esta ferramenta, compatível com o simulador, foi desenvolvida nas linguagens Javascript e PHP. Na segunda etapa, a solução foi aplicada por uma docente experiente em uma disciplina teórica com 36 estudantes e em um estágio com seis alunos. Foram gerados casos individuais com diferentes diagnósticos audiológicos e, por meio da comparação com os gabaritos verificou-se a exequibilidade do uso da ferramenta e aplicabilidade para o processo de avaliação. Resultados: A interface do “Gerapac” apresenta caixas de seleção com opções de intensidades, variando em cinco dBNA, para as frequências de 250 a 8000 Hz em cada orelha, tanto para os limiares de condução aérea quanto de condução óssea. Também há caixas de seleção para o limiar de reconhecimento de fala (LRF) ou limiar de detecção de voz (LDV) e o resultado do índice percentual de reconhecimento de fala (IPRF). Inclui também um campo para nomear o arquivo e um botão para baixar o arquivo em formato .csv. Assim, em poucos minutos qualquer pessoa com expertise em audiologia é capaz de concluir a etapa de criação do paciente virtual. Após acessar, no simulador, os arquivos gerados, todos os estudantes realizaram diagnósticos audiológicos completos e coerentes com as respostas automatizadas programadas. A comparação com os gabaritos permitiu à docente identificar erros e lacunas de aprendizado, incluindo aspectos como o supermascaramento ou mascaramento insuficiente. Ressalta-se que ao abrir o arquivo .csv em qualquer outro programa, o estudante não tem nenhuma informação sobre os limiares auditivos programados, tendo em vista que o arquivo fica criptografado, sem informações sobre o caso. Conclusões: A solução tecnológica desenvolvida apresentou funcionalidade prática e dinâmica, favorecendo a avaliação aplicada e mostrou-se uma estratégia promissora para complementar métodos avaliativos tradicionais. Estudos futuros poderão explorar adaptações para diferentes públicos e contextos educacionais, ampliando seu impacto.

DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.1691
ISSN 1983-1793X
https://eia.audiologiabrasil.org.br/anais-trabalhos-consulta/1691


EXPOSITORES

REALIZAÇÃO

ORGANIZAÇÃO

ANFITRIÃO

APOIO


Recife Expo Center
Rua Cais Santa Rita, 156
São José - Recife - PE
Cep: 50020-665
Desenvolvido por Dinamk Tech