40º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

EXPOSIÇÃO EM ALUSÃO AO DIA DO FONOAUDIÓLOGO REALIZADA POR ESTUDANTES DE UMA UNIVERSIDADE DO NORTE DO BRASIL NA PROMOÇÃO DA AUDIOLOGIA.
Albernas, R. S. ; Massih, C. G. P. A. ;

INTRODUÇÃO: O dia do Fonoaudiólogo comemorado no dia 9 de dezembro é um momento propício para discutir e propagar a importância da sua atuação em diversos âmbitos da sociedade e suas 14 especialidades. A audiologia na região norte do Brasil exige adaptação às realidades locais, composta por uma vasta área geográfica, rica diversidade cultural e uma população significativa em comunidades ribeirinhas e indígenas. A universidade ocupa uma função crucial na promoção da saúde visando disseminar o conhecimento para a sociedade, principalmente aquelas com acesso limitado a serviços de saúde, incluindo a fonoaudiologia. OBJETIVOS: Relatar e descrever a experiência de uma exposição alusiva ao dia do fonoaudiólogo com enfoque na audiologia, promovida por estudantes de uma universidade do norte do Brasil, apresentando o trabalho desenvolvido com a finalidade de proporcionar experiências educativas e práticas relacionadas a audição para a comunidade externa. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência. No dia 3 de dezembro de 2024, 7 estudantes do curso de fonoaudiologia de uma Instituição de Ensino Superior executaram atividades teórico-práticas com os visitantes interessados, sob supervisão da professora do curso. No primeiro momento, slides e peças anatômicas foram usados como recursos para ajudar na explicação aos participantes sobre a anatomia do sistema auditivo, como funciona o som, os tipos de perdas auditivas e suas principais causas e o que é a audiologia. Logo após, foi conduzida uma dinâmica de localização da fonte sonora, a partir de instrumentos utilizados na Avaliação Auditiva Comportamental, como sino, agogô e chocalho. Em seguida, os visitantes puderam experienciar uma atividade de leitura labial, com frases tipicamente nortistas. Ao final da exposição, os participantes receberam brindes e materiais (folder) de cunho informativo, sobre saúde auditiva. As dinâmicas foram realizadas dentro do ginásio da universidade, devido ao espaço, contando com banner e pôsteres com conteúdos relacionados ao assunto. Todas as atividades apresentaram caráter educativo, sem diagnósticos clínicos e os participantes foram devidamente informados sobre isso. RESULTADOS: Com essa experiência foi possível alcançar um público diverso, composto por crianças, estudantes do ensino médio e principalmente adultos e idosos, que são atendidos nas UBS e Complexos Comunitários onde os graduandos realizam os estágios obrigatórios. Durante as quatro horas de evento, diversas pessoas se interessaram pela explanação da temática, totalizando um público de aproximadamente 80 indivíduos. A falta de conhecimento e as dúvidas sobre a área da audiologia demonstradas pelas pessoas evidenciaram a relevância dessas iniciativas educativas. CONCLUSÃO: Foi perceptível que as atividades educativas e práticas desenvolvidas pelos discentes do curso de fonoaudiologia desempenharam um papel fundamental para a promoção da audiologia e conscientização da comunidade externa sobre a importância da audição na qualidade de vida, reafirmando o compromisso da universidade como agente de educação em saúde.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.1693
ISSN 1983-1793X
https://eia.audiologiabrasil.org.br/anais-trabalhos-consulta/1693


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