40º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

RELATO DE EXPERIÊNCIA: DESENVOLVIMENTO DA FERRAMENTA GRUPO FOCAL PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CENÁRIO SIMULADO EM AUDIOLOGIA
Néri, L. F. ; Vespero, V. A. ; Azenha, F.S.P ; Piccino, M. T. R. F. ; Ferrari D. V. ; Blasca, W. Q. ;

Introdução: A simulação clínica é uma metodologia ativa fundamental na formação de profissionais da saúde, pois cria situações hipotéticas para aprendizado prático e teórico, permitindo repetição, avaliação e reflexão. Para ser eficaz, deve ser planejada com cenários que integrem conteúdos teóricos e habilidades técnicas e não técnicas, promovendo experiências cognitivas, afetivas e psicomotoras. Isso é especialmente relevante em áreas como a audiologia, onde a prática clínica é essencial para melhorar processos como a seleção e adaptação do Aparelho Auditivo de Amplificação Individual (AASI) e o aperfeiçoamento de habilidades técnicas e comunicativas no atendimento clínico. Esses cenários ajudam a desenvolver competências como raciocínio clínico, resolução de problemas e tomada de decisões. Nesse contexto, a técnica de Grupo Focal (GF) surge como uma ferramenta útil para pesquisas exploratórias ou avaliativas, promovendo debates e coleta de informações detalhadas por meio de perguntas estruturadas. Assim, propõe-se um estudo inicial utilizando o GF na construção de um ambiente simulado em audiologia para testes e avaliações metodológicas. Objetivo: Descrever o processo de elaboração da ferramenta GF para a construção de um cenário simulado em audiologia. Metodologia: Para a elaboração da ferramenta GF é importante dividir e executar as seguintes etapas: 1- Recursos Necessários (Local e Equipamentos); 2- Definição do número de participantes, quantidade de grupos e duração; 3- Perfil dos participantes; 4- Escolha do moderador e dinâmica da discussão e 5- Escrita do roteiro e técnica para o processo de análise. Resultados: O local e os equipamentos escolhidos garantirão uma melhor interação entre os participantes e uma captação de áudio ideal para a análise. Embora a literatura não estabeleça uma quantidade ideal de participantes, recomenda-se ao menos duas sessões de grupos focais (GF) com diferentes participantes visando comparar as respostas. O perfil dos participantes voltados para este estudo, será composto por discentes do terceiro ano graduação em Fonoaudiologia devido a seu conhecimento acadêmico. Quanto a seleção do moderador, deve-se ponderar a boa comunicação e familiaridade com o tema, não gerando viés entre as respostas fornecidas durante a sessão. O roteiro contará com o total de cinco perguntas com possibilidade de perguntas extras que poderão ser utilizadas de acordo com a condução da sessão. As questões presentes no roteiro abordarão desde perguntas introdutórias ao significado do termo “Ambiente Simulado” quanto a questionamentos mais complexos como sensação de nervosismo e insegurança frente a impressão do molde auricular e a possibilidade do aumento da habilidade prática, tendo em vista que os estudantes apresentam insegurança antes e durante o procedimento clínico. A análise dos dados será feita de forma imparcial, comparando os resultados entre as sessões. Conclusões: A ferramenta GF pode ser desenvolvida com embasamento científico associando a literatura vigente às condições de pesquisa do autor, demonstrando como suas possibilidades de aplicação impactam na aprendizagem clínica em audiologia por meio de uma ferramenta de entrevista em grupos para a correta construção do cenário simulado.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.1696
ISSN 1983-1793X
https://eia.audiologiabrasil.org.br/anais-trabalhos-consulta/1696


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