CORRELAÇÃO ENTRE AS CATEGORIAS DE AUDIÇÃO E LINGUAGEM E OS RESULTADOS NA ESCALA REYNELL DE DESENVOLVIMENTO DE LINGUAGEM EM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA
Melo, M. R. F. ;
Brazorotto, J. S. ;
RESUMO
Introdução: Instrumentos de mensuração do desenvolvimento da linguagem oral em crianças com deficiência auditiva são ferramentas importantes para o direcionamento mais efetivo da terapia fonoaudiológica, assim como a análise da correlação entre o desenvolvimento das habilidades auditivas e da linguagem oral no monitoramento de resultados em programas de reabilitação auditiva. Assim, estudos sobre protocolos de avaliação da linguagem nesta população são relevantes para sua definição em programas de reabilitação. Objetivo: Correlacionar as Escalas de Audição e Linguagem, usualmente utilizadas nos programas de reabilitação para o monitoramento de desenvolvimento e os resultados na Escala Reynell de Desenvolvimento da Linguagem em crianças com deficiência auditiva. Metodologia: Estudo descritivo-analítico, aprovado em CEP Institucional sob parecer: 3.440.683. A Escala de Linguagem Reynell foi aplicada em 20 crianças com deficiência auditiva, sem outras necessidades associadas, usuárias de um serviço de reabilitação auditiva, em terapia Aurioral. As avaliações ocorreram em ambiente controlado e os dados foram analisados de forma descritiva e inferencial, correlacionando os escores obtidos na Reynell às Categorias de Audição e Linguagem atribuídas pelos fonoaudiólogos do serviço. Foi utilizado o teste de Spearman, com p significativo ≤ 0,05. Resultados: Observou-se uma forte correlação positiva entre a pontuação total obtida pelas crianças na Escala Reynell e suas subseções e as categorias de audição (Rho de Spearman 0,901 com p < 0,001) e linguagem (Rho de Spearman 0,843 com p < 0,001). Conclusão: Houve correlação positiva forte entre a Escala Reynell e as Categorias de Audição e Linguagem. A aplicação da escala foi efetiva para a obtenção de informações sobre o desenvolvimento da linguagem na amostra estudada. Estudos que avaliem o desempenho das crianças com deficiência auditiva em testes para a população normo-ouvinte são importantes considerando as expectativas de impacto da tecnologia e do processo terapêutico nesta população.
Palavras-chave: Perda auditiva. Linguagem Infantil. Estudos de Avaliação como Assunto. Fonoaudiologia.
DADOS DE PUBLICAÇÃO