EFEITO DO USO PROLONGADO DE JOGOS ELETRÔNICOS NO POTENCIAL EVOCADO AUDITIVO COGNITIVO: UMA SÉRIE DE CASOS
Silva, J. J. C. ;
Silva, J. M. G. ;
Muniz, L. F ;
Introdução: Os jogos eletrônicos são dispositivos ligados a telas que podem gerar impactos positivos e negativos as funções cognitivas. Dentre os benefícios averiguamos o desenvolvimento das habilidades cognitivas de atenção, raciocínio lógico, aprendizado visuoespacial, memória de trabalho e operacional, além de melhorias na resolutividade de problemas, tomadas de decisão, autocontrole, sensação de prazer e diminuição do estresse, aspectos contribuintes para o processo de aprendizado. Em contrapartida pode gerar aumento na agressividade, prevalência de distúrbios psicológicos, depressão e isolamento social, podendo provocar vício semelhante ao abuso de drogas. Objetivo: Averiguar o efeito do uso prolongado de jogos eletrônicos no Potencial Evocado Auditivo Cognitivo. Metodologia: Trata-se de um estudo primário, analítico, observacional e transversal, efetuado após aprovação do Comitê de Ética com o parecer de número 6.814.776. Composto por oito universitários selecionados por conveniência, de ambos os sexos, com audição dentro dos padrões de normalidade e faixa etária entre dezoito e vinte sete anos distribuídos em dois grupos. Todos os participantes foram submetidos a otoscopia, anamnese, avaliação Neuropsicológica Breve, questionário Scale of Auditory Behaviors, audiometria, imitanciometria, Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico e o Potencial Evocado Auditivo Cognitivo. O grupo estudo foi constituído por quatro universitários usuários de jogos eletrônicos e o grupo dois composto por quatro universitários não usuários de jogos eletrônicos. Resultados: A Avaliação Neuropsicológica Breve demonstrou que os usuários de games possuem melhores desempenho nas tarefas de memória semântica de longo prazo, memória de trabalho, memória visual de curto prazo e planejamento linguísticos que avaliam as habilidades de memória, linguagem e funções executivas. Funções diretamente associadas às habilidades de integração, memória e cognição avaliadas do Potencial Evocado Auditivo Cognitivo, culminando em melhorias na morfologia das ondas P1, N1, P2, N2 e P300, menores valores de latência da onda N1, maiores valores de amplitudes nas ondas P1, N1, P2, N2 e P300, e menores valores de slope e área dos componentes P1-N1 e P2-N2 em ambas as orelhas. Conclusão: Contudo, podemos inferir que o Potencial Evocado Auditivo Cognitivo é um exame objetivo e de fácil execução que pode ser utilizado para mapear os benefícios dos games nas funções cognitivas.
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