40º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

A TELECONSULTA COMO FERRAMENTA DE BUSCA ATIVA PARA A EFETIVAÇÃO DA REABILITAÇÃO AUDITIVA INFANTIL EM UM SERVIÇO DE SAÚDE AUDITIVA
Santos, I. R. D. ; Martins, G. S. ; Morais, A.H.F. ; Valentim, R.A.M. ; Nunes-Araújo, A.D.S ; Balen, S. A. ; Brazorotto, J. S. ;

Introdução: O diagnóstico precoce da deficiência auditiva, a garantia de acesso oportuno à reabilitação e a adesão ao processo terapêutico são fatores importantes para o desenvolvimento das crianças com deficiência auditiva. Objetivo: Analisar um fluxo de busca ativa, via teleconsulta, de crianças diagnosticadas com deficiência auditiva em um serviço do SUS. Metodologia: estudo descritivo-analítico, aprovado pelo Comitê de Ética sob o parecer nº 3.440.683. Foram analisados 80 prontuários de crianças de 0 a 11 anos e 11 meses de um serviço de saúde auditiva de alta complexidade do Sistema Único de Saúde, de natureza filantrópica. Embora as crianças participantes tenham recebido o diagnóstico de perda auditiva no serviço, elas não ingressaram no programa de reabilitação oferecido. Após a coleta nos prontuários físicos, 32 prontuários (40%) foram selecionados para atendimentos síncronos por teleconsulta, em plataforma dedicada e segura do Núcleo de Telessaúde. Participantes com comprometimentos associados à perda auditiva não foram incluídos. Na fase de teleconsultas síncronas, foram atualizadas informações de contato, dispositivos auditivos, a manutenção, o acesso às terapias e rastreamento dos fatores que impedem a inserção no processo de reabilitação auditiva, permitindo a análise do perfil clínico, socioeconômico, condições de uso e manutenção dos dispositivos auditivos e os fatores relacionados à não inserção ao programa de reabilitação. Os dados foram tabulados em planilhas do Excel®. Resultados: Das 32 famílias contatadas, 17 (53,1%) não puderam ser localizadas devido à desatualização dos contatos e 15 (46,8%) foram receptivas ao primeiro contato para marcação. Das 15 crianças analisadas, 9 já possuíam dispositivos auditivos adaptados, mas o tempo de uso referido era variado e em 26,32% dos casos, as famílias apresentaram dificuldades, como barreiras logísticas, familiaridade com tecnologias ou restrições de tempo, dificuldades que impactam a adesão e exigem estratégias mais personalizadas para superá-las. A dificuldade dos contatos foi atribuída, em grande parte, ao contexto da pandemia que pode ter enfraquecido o vínculo entre as famílias e o serviço. Também foram identificados fatores de aceitação do uso do AASI e a descontinuidade do uso efetivo por um participante, possivelmente devido a ruptura da continuidade do atendimento. Como desfecho do fluxo de busca ativa estabelecido, cinco (33,3%) das 15 crianças contactadas via teleconsulta foram integradas ao serviço de reabilitação auditiva, após a realização de avaliações e a manifestação do interesse das famílias em ingressar no serviço. Conclusões: O fluxo de busca ativa estabelecido facilitou o acesso à terapia fonoaudiológica especializada para crianças desassistidas e possibilitou conhecer os fatores barreiras para a adesão das famílias ao processo de reabilitação. A teleconsulta é uma ferramenta viável para a busca ativa na reabilitação auditiva infantil.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.1712
ISSN 1983-1793X
https://eia.audiologiabrasil.org.br/anais-trabalhos-consulta/1712


EXPOSITORES

REALIZAÇÃO

ORGANIZAÇÃO

ANFITRIÃO

APOIO


Recife Expo Center
Rua Cais Santa Rita, 156
São José - Recife - PE
Cep: 50020-665
Desenvolvido por Dinamk Tech