40º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

RELATO DE EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO AUDIOLÓGICA COM ACESSIBILIDADE POR MEIO DE LIBRAS
Alves, G. M ; Rodrigues, B. F. S. S ; Fernandes, M. G. G ; Mata, M. R. F ; Santos, S. F ; Pellicano, P. I. M ; Barreto, M. A. S. C ; Pereira, V. R. C ; Silva, I. M. C ; Oliveira, T. C. G ;

Introdução: Por muitos anos a avaliação audiológica foi vista com desconfiança por parte da comunidade surda, em decorrência da desinformação e da falta de abordagem humanizada por parte de alguns profissionais de saúde. Durante longo tempo, a pessoa surda foi percebida como socialmente incapaz de exercer sua autonomia e tomar decisões de forma independente. Embora ainda existam desafios para a inclusão da comunidade surda, observam-se avanços significativos. A formação de profissionais capacitados tem possibilitado a criação de ambientes acolhedores, como no caso das avaliações audiológicas e dos processos de reabilitação auditiva. Profissionais de Fonoaudiologia têm reconhecido a dificuldade enfrentada por muitos surdos no desenvolvimento da oralidade e a necessidade de adaptação em uma sociedade plural, marcada pelo fenômeno da globalização. A Lei de Libras (10.436/2002) e a Lei Brasileira de Inclusão (13.146/2015), garantem aos surdos o direito de utilizar a Língua Brasileira de Sinais como sua primeira língua. Nesse contexto, é fundamental que os profissionais de saúde promovam a inclusão e respeitem as escolhas de comunicação e adaptação de seus pacientes. Objetivos: Este trabalho teve como objetivos oferecer atendimento audiológico acessível e humanizado à comunidade surda, proporcionar uma experiência prática enriquecedora para estudantes de Fonoaudiologia, promover o diálogo entre profissionais de saúde e a comunidade surda por meio da Fonoaudiologia Bilíngue (LIBRAS/Português). Metodologia: A ação foi realizada durante uma semana universitária, em uma instituição pública de ensino. Foi utilizado o laboratório da instituição, equipado com audiômetro Piano (Inventis) e cabine acústica 2mx2m (Vitasons), devidamente calibrados para avaliações audiológicas, com o acompanhamento de dois fonoaudiólogos responsáveis por supervisionar os atendimentos. A atividade incluiu execução da audiometria tonal limiar por via aérea, nas frequências de 250 a 8000 Hz, e via óssea, nas frequências de 500 a 4000 Hz, quando os limiares de via área estivessem acima de 15 dBNA, logoaudiometria e mascaramento clínico quando necessário, para membros da comunidade surda local, indicados pela Central de Intermediação de Libras. Os atendimentos foram conduzidos com a presença de intérpretes de Libras, garantindo que a comunicação fosse efetiva, assim como a compreensão dos testes. Além disso, os estudantes participaram ativamente, auxiliando nos procedimentos e interagindo diretamente com os pacientes. Resultados: Foram realizados 4 exames de audiometria com laudos de perdas auditivas neurossensoriais profundas em todas as orelhas. Os resultados foram positivos tanto para os pacientes quanto para os estudantes. Os pacientes relataram sentir-se acolhidos e valorizados, especialmente aqueles que utilizavam a Língua Brasileira de Sinais como principal meio de comunicação. Por outro lado, os alunos tiveram a experiência de execução dos exames, com ampliação da prática clínica, assegurando acessibilidade por meio da Libras, o que gera empatia e humanização. Conclusão: A atividade foi de extrema relevância, não apenas para os pacientes, que tiveram acesso a um atendimento audiológico humanizado e inclusivo, mas também para os estudantes, que adquiriram uma experiência prática valiosa para sua formação profissional. A iniciativa reforça a importância de incluir a Fonoaudiologia Bilíngue nos contextos acadêmicos e práticos, promovendo uma saúde auditiva mais acessível e equitativa.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.1714
ISSN 1983-1793X
https://eia.audiologiabrasil.org.br/anais-trabalhos-consulta/1714


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