40º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

A ESTRUTURAÇÃO DO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA E O ENSINO DA AUDIOLOGIA NA REDE PRIVADA - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Santos, TFC ;

INTRODUÇÃO: A profissão de fonoaudiólogo tem atuação voltada à comunicação humana e foi regulamentada no Brasil em 1981. A profissão cresce gradativamente e ganha reconhecimento no país com o aumento das ofertas de trabalho e de concursos públicos voltados à Fonoaudiologia. Divididas em diversas áreas, a fonoaudiologia é a ciência responsável pelos estudos da audição, sendo esta chamada de Audiologia. O fonoaudiólogo é treinado para diagnosticar, gerenciar e/ou tratar distúrbios da audição, zumbido, ou problemas de equilíbrio, em todas as fases da vida, desde o recém-nascido ao idoso. OBJETIVO: Apresentar por meio do relato de experiência, a estruturação do curso de fonoaudiologia, com enfoque no ensino da audiologia, na rede privada da cidade de Aracaju-SE. MÉTODO: Foi realizada uma pesquisa e um planejamento inicial: pesquisa do mercado de trabalho da demanda de profissionais fonoaudiólogos no estado. Foi realizado a identificação do público alvo bem como o seu perfil. Definiu-se os objetivos do curso bem como grade curricular e carga horária de cada matéria proposta. Todas as conformidades legais e regulatórias do MEC foram seguidas, quanto as normas, matriz curricular, carga horária e projeto pedagógico do curso. Foram definidos o corpo docente e a metodologia de ensino (metodologia ativa), além da infraestrutura e recursos educacionais necessários. RELATO DE EXPERIÊNCIA: O curso foi estruturado para a formação de profissionais fonoaudiólogos, sendo este o primeiro curso de fonoaudiologia de uma universidade privada do estado de Sergipe. O ensino da Audiologia iniciou-se com a base de Acústica Física, sendo passado aos alunos as características físicas da onda sonora e os fenômenos sonoros que a envolve, bem como sua relação com a audição e fonação. A primeira turma teve o desafio da matéria de Audiologia Básica com uma carga horária extensa, de 60 horas, sendo dividida entre teórica e prática. Como primeira turma, esta não teve ao seu alcance um laboratório de audiologia composto pelos instrumentos necessários para a parte prática. Por se tratar de uma instituição de ensino privada, ainda era necessário maior capital para montagem de um laboratório. Em conjunto com a coordenação e a docente responsável, em busca de oferecer uma melhor formação, a solução proposta foi dividir a turma em pequenos grupos, e ofertar as aulas práticas em uma clínica particular da cidade. Ao concluir uma boa procura e matriculas para o curso, houve a montagem do laboratório de audiologia para a segunda turma formada da instituição, melhorando assim a sua formação. Para o docente, o maior desafio foi adequar o ensino padrão da audiologia com um sistema de ensino centrado no aluno, sendo esta matéria envolvida com casos e raciocínio clínico desde o primeiro dia do curso, ainda que sem acesso irrestrito aos equipamentos necessários. CONCLUSÃO: A formação de um curso de fonoaudiologia exige um bom planejamento e dedicação de gestores e docentes. Para o ensino da audiologia, a aquisição de equipamentos para o diagnóstico auditivo é de suma importância para a formação de fonoaudiólogos, mas o seu ensino não deve ser centrado em seu uso.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.1719
ISSN 1983-1793X
https://eia.audiologiabrasil.org.br/anais-trabalhos-consulta/1719


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