40º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

IMPACTO DO APARELHO DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL NA QUALIDADE DE VIDA DE CRIANÇAS COM PERDA AUDITIVA
Albernas, R. S. ; Vieira, J. G. S. ; Silva, F. S. E. ; Souza, B. Q. ; Macedo, L. D. D. ;

Introdução: A perda auditiva na infância prejudica a aquisição e o desenvolvimento da linguagem oral, impactando negativamente na comunicação e no desenvolvimento emocional, social e educacional da criança. Nesse contexto, o uso de aparelhos de amplificação sonora individual (AASI), torna-se uma solução eficaz para promover a inclusão e melhorar a qualidade de vida dessas crianças. Objetivo: Apresentar dados recentes de publicações da literatura científica sobre o impacto do aparelho de amplificação sonora individual para o desenvolvimento da linguagem oral e qualidade de vida de crianças com perda auditiva. Metodologia: Revisão integrativa de literatura publicada no período entre 2019 a 2024, realizada no período de julho a dezembro de 2024. Foi elaborado um levantamento bibliográfico nas bases de dados da Scielo, PubMed, BVS e Lilacs, utilizando os descritores “Perda Auditiva”, “AASI”, “Perda Auditiva Infantil’ e “Linguagem Oral”, redigidos em português, inglês e espanhol. Após aplicação dos descritores foram selecionados para a leitura dos resumos 238 artigos, mas somente 15 foram elegíveis para a leitura na íntegra e estavam alinhados com o objetivo da pesquisa. Resultados: Os estudos evidenciaram que a intervenção precoce em crianças com deficiência auditiva por meio do uso do aparelho auditivo permite o acesso ao input linguístico, possibilitando assim, melhores desempenho nas aquisições das habilidades linguísticas, comparadas às diagnosticadas e reabilitadas tardiamente, visto que, terão maiores possibilidades de desenvolver a percepção auditiva, a audibilidade das características acústicas da fala, e por conseguinte o estabelecimento da linguagem oral. Logo, em casos em que o bebê já nasça com a condição de perda auditiva é importante que o diagnóstico seja realizado o mais cedo possível, com a identificação do tipo, grau e configuração da perda, período este preconizado antes dos seis meses de idade, em razão deste ser o momento em que o sistema nervoso auditivo central apresenta um período crítico de máxima plasticidade cerebral. Portanto, a reabilitação auditiva, por meio do AASI, nos primeiros anos do desenvolvimento infantil permite a aquisição da linguagem oral, condições favoráveis ao estabelecimento dos aspectos emocionais, através do aumento da confiança da criança, melhora social, qualidade nas interações familiares e desempenho escolar, proporcionando assim maior qualidade de vida da mesma. Conclusões: Por fim, evidencia-se a importância do uso do aparelho de amplificação sonora individual (AASI) precocemente para o desenvolvimento infantil em crianças que apresentam deficiência auditiva, tendo em vista que a audição é um dos fatores importantes para a aquisição da linguagem oral e estabelecimento dos aspectos emocionais, psicossociais e educacionais, durante a vida da criança. Em decorrência destes fatos, o AASI é um instrumento tecnológico importante e eficaz na vida da criança, diminuindo os prejuízos nos processos comunicativos e nas interações sociais.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.1720
ISSN 1983-1793X
https://eia.audiologiabrasil.org.br/anais-trabalhos-consulta/1720


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